Brasil & Mundo

Padaria infestada por baratas é interditada em Niterói 

Uma nova etapa da Operação Pão na Chapa, do Procon Rio, realizada nesta quinta-feira (5). vistoriou 10 padarias na zona norte do Rio e em Niterói, onde um dos estabelecimentos teve que ser interditado devido à presença de baratas sobre os alimentos comercializados.

A Padaria Biamar, na Rua São João, 83, no centro da cidade, foi interditada pelos fiscais, que constataram a presença de inúmeras baratas e moscas, além de péssimas condições de higiene. Outra irregularidade encontrada pelos fiscais é que a padaria usava gás sem possuir a autorização dos Bombeiros. Não foram apresentados o Livro de Reclamações, o cartaz do Disque 180 – do combate à violência contra a mulher - nem o  alvará de funcionamento e os certificados de dedetização, de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros. O estabelecimento também não informava ao consumidor sobre o fornecimento de água potável gratuita. Na cozinha, havia pisos quebrados, acúmulo de água no chão, ralos sem proteção e abertos, teto descascado com furo e acúmulo de gordura, fiação exposta, utensílios e maquinários sujos. Foram descartados 41 kg de produtos impróprios ao consumo.

Balanço da Operação Pão na Chapa em Niterói:

  • Biamar (Rua São João, 83 – Centro, Niterói): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 180 – do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado de dedetização e de potabilidade da água. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Cartaz que informa o fornecimento de água gratuita. Havia dois botijões em uso. Saídas de gás interditadas por não ser autorizada a utilização. Problemas estruturais: pisos quebrados, acúmulo d água, ralos sem proteção e aberto, teto descascado com furo e acúmulo de gordura, fiação exposta, utensílios sujos, maquinários sujos e em péssimas condições de higiene. Constatada a presença de inúmeras baratas, inclusive sobre os alimentos, vivas. Interditado.
  • Padaria Milflores (Av. Feliciano Sodré, 79 – Centro, Niterói): Sem especificação de validade: 1kg e 600g de gema de ovo pasteurizado, 2kg e 300g de salsicha, 698g de recheio de carne, 432g de linguiça calabresa. Problemas estruturais: janela sem proteção de tela, lixeiras sem tampa, dosador de água com sujeira. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.
  • Boutique do Pão (Rua da Conceição, 16 – Centro, Niterói): Vencidos: 1kg e 180g de mortadela. Sem especificação de validade: 2kg e 800g de pontas de frios, 630g de margarina, 4kg de molho. Problemas estruturais: ralo quebrado e sem proteção na área de preparo da padaria; ralo quebrado, piso quebrado, prateleiras com ferrugem e acúmulo de agua no piso da câmara frigorífica.
  • Padaria Santa Marta (Rua Mem de Sá, 150 – Icaraí): Vencidos: 900g de queijo minas, 1kg de coco flocado integral, 1 kg de amendoim torrado, 600ml de molho. Mal armazenados: 600g de queijo muçarela mofado junto a 300g de queijo prato fatiado. Bebidas e margarinas estocados diretamente no chão.
  • Pão e Etc. (Rua Presidente João Pessoa, 137 – Santa Rosa, Niterói): Vencidos: 5kg de mistura para chipa, 2kg de frutas cristalizadas, 5kg de açúcar de confeiteiro. Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem tela de proteção, lixeira sem tampa, teto quebrado e com mofo e pedra da bancada de manipulação de alimentos rachada; piso rachado, prateleira com pontos de ferrugem, fiação exposta do motor do ar condicionado da câmara resfriada; entrada do depósito com piso quebrado e armário enferrujado.
< Peça que retrata a violência doméstica estreia hoje Capacitação para empresários em Maricá <